photogb

Blog sobre Fotografia e Modelos Fotográficos

Como criar um portfólio/book on-line

Como fazer para criar um portfólio de fotografias ou book on-line num site de divulgação de modelos? A resposta é relativamente simples e há cada vez mais gente a fazer isso. Tal como referi no texto anterior, em que falei sobre o ptvanity5.com, existem vários sites que permitem o registo de pessoas, desde modelos, fotógrafos, agências e até outros profissionais ligados ao mundo da moda. Para quem está a começar, este artigo pode ajudar a criar o seu book on-line num desses sites (ou em vários).

Primeiro que tudo aconselho a seleccionar previamente uma pequena quantidade de fotografias (poderá adicionar mais posteriormente) com alguma qualidade técnica em termos fotográficos (luz, enquadramento, cenário, etc.), uma qualidade de imagem ou definição bastante boa (evite fotografias tiradas com telemóvel ou câmara de fraca qualidade), uma resolução (tamanho) igualmente bastante boa mas adequada à visualização numa página web (exemplo 1024×768). Para isso deve redimensionar as suas fotos, usando um programa de edição de imagens, de maneira a não ocupar muito espaço mas que seja possível avaliar correctamente o seu perfil e potencial. Alguns sites definem mesmo um limite de tamanho em kilobytes (por exemplo 500kb) para o espaço que o ficheiro de imagem poderá ocupar, outros limitam também o tamanho (largura x altura) da imagem.

Evitem a todo custo fotografias que não apresentam pelo menos grande parte das características mencionadas acima, se querem realmente chamar atenção de um fotógrafo ou agência, uma fotografia com pouquíssima qualidade, vêem-se casos de fotografias obtidas em frente ao espelho da casa de banho (por favor não coloquem isso no vosso book!), isso é muito pouco abonatório a vosso favor, antes pelo contrário e podem até ver o vosso registo recusado pela administração do site em questão.

Despois disso o passo seguinte é o de criar o registo no site preenchendo os vossos dados, normalmente são pedidos dados específicos e importantes nesta área (cor dos olhos, cabelos, etc.),e fazer o upload das fotografias, o site deverá ter uma opção específica para o fazer em que apenas tem de indicar a pasta onde estão as suas imagens. E pronto, caso o registo não seja aprovado de imediato não fique triste (é o que acontece em todos os casos que conheço), aguarde uns dias e verá que vai conseguir ter o seu book on-line seguindo os passos que indiquei.

Quero só lembrar que é importante ler as condições de utilização do site para saber o que podem colocar e quais as suas obrigações perante o site.

Nos próximos artigos irei indicar mais sites do género para que possam ter uma alternativa ao que já referi. Bom trabalho e se tiverem dúvidas deixem um comentário!

, , , ,

12 thoughts on “Como criar um portfólio/book on-line

  • Samira diz:

    Meu nome é samira e tenho uma filha de 14 anos que quer ser modelo…
    como nao conheco nada sobre esse mundo, resolvi perguntar algumas coisas para quem entende…voces….
    Eu preciso imprimir
    as fotos do book dela?? eu fiz um book para ela e tenho o cd com as fotos…nao mandei imprimir porque ficariam muito caras…
    Outro ponto é, qual é o peso e idade ideal para iniciar essa carreira??
    Eu acho que ela é muito nova ainda…mas já ouvi dizer que é nessa idade que elas devem começar.
    Bom é isso…o blog tem muitas informaçoes uteis….vou continuar lendo…
    Obrigada

  • Maria Júlia Vasconcelos diz:

    Bom,meu nome è Maria Jùlia tenho 12 anos de idade moro,em goiânia
    e gostaria muito de me atuar em modelo fotografica para agencias e etc..
    Bom,tenho 1,54… tenho cabelos cacheados longos,olhos castanhos escuros ,boa forma,muito fotogenica,imperativa,inspontanea,e muito divertida ! Eu fiz um curdo com a DLMM passei na primeira fase do concurso que aconteçeu aqui na minha cidade (Goiânia) Mais infelismente não pude mais continuar (finaceramente) Mais a situação melhorou e essa agencia não apareçeu mais aqui na minha cidade! Gostei muito do seu(a) blog !Obrigada pela atenção e aguardo sua resposta em breve !

1 2

Deixar uma resposta