photogb

Blog sobre Fotografia e Modelos Fotográficos

Quero ser modelo – como começar?

É sem dúvida uma das frases mais faladas entre as adolescentes e jovens do mundo de hoje. Ser modelo – vou tentar com uma sequencia de artigos relacionados com o assunto, modelos e fotografia de moda, books, entre outros assuntos, ajudar essas pessoas que tentam seguir o seu sonho mas ainda não têm um ponto de partida.

O movito que me levou a faze-lo é que tenho recebido vários contactos e comentários com questões do tipo “como fazer para ser modelo“, “quero ser modelo“, “o meu sonho é ser modelo“, e por aí adiante, portanto resolvi criar uma categoria no blog para falar sobre este assunto. Aqui fica desde já o primeiro post sobre: como ser modelo fotográfico!

Copyright (c) 123RF Stock Photos

Existem várias formas de começar, normalmente o que deve fazer em primeiro lugar, caso ainda não tenha, é um book formado pelas suas melhores fotografias, depois de ter o seu book, em papel ou em CD (fotografia digital) já tem mum argumento para correr atras do seu objectivo, tendo assim o seu ponto de partida. De seguida, deve tentar difundir essas fotografias nos meios mais indicados para isso. Existem sites, como o http://www.ptvanity5.com/, próprios para o efeito. Aconselho que não divulguem as imagens em anúncios num site qualquer de classificados nem colocando os seus dados pessoais directamente pois existem na Internet muitas pessoas mal formadas que não interpretam esses anúncios da melhor forma…

Normalmente a maneira mais fácil de chegar a um nível mais alto é começar por ser modelo fotográfico, existem fotógrafos que fazem sessões fotográficas sem custos, em regime TFP, as fotografias resultantes acabam por lhe ser úteis a si também pois podem ser usadas para actualizar o seu book.

Para tentar chamar a atenção de possíveis propostas pode também começar por fazer campanhas sem exigir cachê em troca, esse tipo de trabalho, apesar de gratuito, acaba por ser benéfico porque permite começar a difundir a sua imagem. Caso isso chame a atenção de um futuro contratador ele poderá vir a pedir o contacto da pessoa que participou naquela campanha.

Uma outra opção é contactar directamente uma agência de modelos, mostrar-lhe o seu book ou caso não tenha ainda, tentar saber quais seriam os custos se fosse a própria agencia a faze-lo. Algumas agências de modelos tentam cobrar uma taxa de inscrição, normalmente isso não acontece pois uma vez agenciada parte do seu cachê será para a agencia. Procure uma agencia de modelos séria e competente. Informe-me primeiro com colegas da área, fotografos, ou outra pessoa amiga.

Quero ser modelo

Copyright (c) 123RF Stock Photos

Note que deve sempre ter o cuidado devido nas acções que toma e nas expectativas que tem, afinal de contas as coisas não são fáceis para ninguém e entrar no mundo da moda é também um objectivo difícil. Mas não impossível, depende também muito de si e do seu potencial.

Um outro conselho e muito importante, enquanto menores de 18 Anos informem sempre os vossos pais sobre o assunto pois eles são os responsáveis pela vossa imagem. Apenas eles podem assinar contratos e propostas com outras entidades em vosso nome.

Boa Sorte! :)

, , , , , , , , ,

351 thoughts on “Quero ser modelo – como começar?

1 34 35 36

Deixar uma resposta